OSWALDO FRANCISCO MARTINS
( BRASIL – BAHIA )
Perito criminal, Curso de Formação para Perito Criminalístico, Academia de Polícia da Bahia - Acadepol/BA, concurso público 2014-2016.
Mestre em Engenharia Industrial, Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial - PEI, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, 2013. Dissertação: Contribuições ao projeto de adequação de unidades industriais à NR 13.
Licenciado em Matemática pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, 1987. Especializado em Engenharia de Processamento Petroquímico, Petrobras, UFBA, 1977.
Cursou todas as disciplinas do Curso de Mestrado em Engenharia Química da UFBA, 1990 (mestrado incompleto, sem defesa de dissertação, cuja paralisação se deu no segundo semestre de 1992, após a matrícula na disciplina Pesquisa Orientada - ENG790). Graduado em Engenharia Química, UFBA, 1976.
Engenheiro químico, com 40 anos experiência, com atuações técnicas e gerenciais nos campos de Programação e Controle de Produção - PCP, Projetos Industriais, Acompanhamento de Processos, Pesquisas e Desenvolvimento, Metodologia de Avaliação; e técnicas sobre balanços mássico e energético, acompanhamento de processo, avaliação de sistemas e plantas industriais, avaliação de processos industriais, elaboração e coordenação de projetos industriais incluindo-se aí a adequação de plantas à NR 13, dentre outras atividades.
Há uma década e meio vem atuando mais frequentemente como engenheiro de processo junto a equipes que desenvolvem atividades de projetos industriais. Professor substituto do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica de Engenharia da UFBA em 2014-2015 nas disciplinas Instrumentação (ENG032) e Princípios dos Processos Contínuos (ENGF79) para alunos dos cursos de graduação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação de Processos, Engenharia Química e Engenharia da Produção.
Professor em cursos superiores das áreas Humanas e Exatas ministrando as disciplinas Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo e Fenômenos de Transporte em instituições de ensino instaladas em Salvador (FIB, Unijorge, FTC, Unibahia, Facex). Professor da cadeira Gases Industriais de cursos de especialização da Petrobras a partir de 1978, por cerca de uma década: CENPEQ - Curso de Especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico e CEMANT - Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção, ambos realizados pelo Convenio Petrobras - UFBA na Escola Politécnica de Engenharia.
Atualmente, como professor substituto do Departamento de Engenharia Química da UFBA, ministra as disciplinas Princípios dos Processos Contínuos e Instrumentação Aplicada à Indústria do Petróleo e Gás Natural.
É co-autor da obra "Guia prático de medicina caseira: cuidados para uma vida com saúde utilizando recomendações naturais, eficazes e fáceis de preparar", que está registrada na Fundação Biblioteca Nacional; e autor de onze livros publicados nas searas da poesia (soneto, poetrix e outros poemas modernosos), do conto realista, da crônica e do ensaio. As obras citadas estão incluídas neste currículo. Na área literária está vinculado a instituições do mesmo gênero, onde tem disseminado seus escritos via livros-solo e coletivos, bem como via jornais, revistas, anuários, dicionários, sítios na rede mundial de computadores, etc.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
ANTOLOGIA POETRIX , 5 / organizador Goulart Gomes. São Paulo: Scortecci, 2017. ISBN 978-85-366-5212-2
Ex. biblioteca de ANTONIO MIRANDA
À LUZ DA CARÊNCIA
A luta não para...
Para pobre e sobre a vida...
Embora abatida.
*
HIGIENE ESPIRITUAL
Versos pela página,
Lágrimas de pena
Na limpeza da alma.
*
ÚLTIMO PERCURSO DE FIDEL CASTRO
Comandante em cinzas volta,
Solta a marca duma glória,
Refaz senda da vitória.
*
TEMPO (IN)CERTO
Passa pela vida intrépido,
Fixa a parte lida — válido!?...
Segue livre e vai em cronos – lógico.
*
O VATE ADORMECE...
Tem na pena a dor sentida,
Dorida, pedindo um tranco.
Quer motes: deu mesmo branco!
*
LINHA DO TEMPO DA CORRUPÇÃO
Lembrancinhas são presentes,
São convites para festas...
É dinheiro dado em malas.
*
AXIOLOGIA PROVERBIAL
Dinheiro perdido, nada.
Saúde perdida, muito...
Caráter perdido, tudo.
*
NO RETURN
A flecha atirada.
A palavra dita...
A chance escapada.
*
UMA PÁ DE CAL
Passadas ou vulto?
Insulto ou ser ocre e inculto...
Todos, eu sepulto.
*
RESPETECO
Temos nossos belos planos
Sobre tantas coisas velhas:
“Somos como nossos pais!”
*
DISSIPAÇÃO
Fatos desgraçados
Marcam seres bons com dores.
Vão-se embora cedo.
*
DORIDA LEMBRANÇA
Aterrado lago
Onde pesquei no passado:
Águas sepultadas.
*
VEJA E LEIA outros poetas do POEMATRIX em nosso Portal:
Página publicada em março de 2024.
|